"Queria? Já não quer?" – um livro sobre mitos e disparates da língua portuguesa
Se tivesse de sugerir um livro de não ficção sobre os mitos e disparates da língua portuguesa, a minha escolha seria, sem dúvida, "Queria? Já não quer?" do professor de Linguística Marco Neves.
Neste livro, com um tom leve e bem-humorado, o professor Marco Neves veste o chapéu de detetive para investigar muitos dos mitos linguísticos em que costumamos acreditar. Ele desmonta ideias feitas e mostra-nos que, muitas vezes, falamos bem… mesmo quando pensamos que estamos a cometer erros. Há até um “intervalo” no meio do livro onde aborda outros mitos antes de retomar o tema principal — uma estrutura original que só torna a leitura ainda mais interessante.
Conheci o professor Marco Neves através do Instagram. Adoro ver os seus vídeos e, um dia, comecei a falar com ele. Pedi-lhe que escrevesse o prefácio de um projeto meu — e ele aceitou! A conversa foi fluindo e acabámos por ficar amigos no WhatsApp. É como o Rui Veloso: se não responde, é porque está ocupado, mas acaba sempre por responder com o seu emoji sorridente. Gosto muito de ser amigo dele.
"Queria? Já não quer?" foi o primeiro livro que li do professor Marco Neves, e adorei. Foi um presente do meu amigo, o professor Paulo, e em breve terei o prazer de o ver autografado pelo próprio autor.
— André Vilaça
Comentários
Enviar um comentário