"Mingos e Samurai" de Rui Veloso. - Para mim o melhor CD de Rock português de todos os tempos.

 

Se tivesse de escolher o melhor álbum de rock português e, ao mesmo tempo, o melhor trabalho de Rui Veloso, sem dúvida seria Mingos e Samurais. Este CD conta a história de uma banda fictícia do Porto, os Mingos e Samurais, com as canções de Rui Veloso e Carlos Tê narrando as aventuras e desventuras dos seus membros.

Todas as músicas que os grandes fãs de Rui Veloso esperam ouvir nos concertos estão presentes neste disco. Ele não precisaria de um álbum Best Of, pois Mingos e Samurais já cumpre esse papel de forma brilhante. Este foi o meu primeiro CD português, comprado quando me tornei fã de Rui Veloso. Assim como The Dark Side of the Moon, dos Pink Floyd, este álbum transporta-nos para outras viagens, funcionando como um verdadeiro livro, mas em formato musical.

Ainda me recordo de ouvir este álbum em vinil na sala da minha amiga Marlene, momentos que reforçaram a magia deste trabalho.

Rui Veloso não é chamado de "Pai do Rock Português" por ter inventado o género – já existia rock português antes de "Chico Fininho". Ele recebeu este título porque tornou o rock em português algo relevante e "fixe". Antes de Rui Veloso, era raro ouvir bandas de rock cantando na nossa língua; ele mudou isso, abrindo portas para inúmeros artistas.

Por tudo isso, e muito mais, Mingos e Samurais será para mim, para sempre, o melhor álbum de rock português de todos os tempos.





 

 

 

 

 

Comentários