Shõgun - A Historia do primeiro europeu a se tornar Samurai

 Eu já conhecia a história da série do Xogum quando ela passava nos anos 80 com o ator Richard Chamberlain, que interpretava o inglês John Blackthorne.
O Shôgun de 2024 tem um elenco conhecido do público, boa produção e um período histórico bem retratado. A série acertou em pôr todo o elenco e figurantes japoneses, deixando claro que os portugueses e John Blackthorne estão em um país estrangeiro. Hiroyuki Sanada é um ator que já conhecia de alguns filmes de samurais; sua atuação é convincente e, para quem acompanha o ator (como eu), já imaginava que ele entregaria um Torunaga maravilhoso.
Agora que a série está acabando, estou achando que uma hora por episódio não será suficiente. Apesar de ser uma produção muito cara, espero que consiga uma segunda temporada. Eu até digo que esta série parece "Guerra dos Tronos" no Japão antigo. Só acho que, se os japoneses falam japonês, por que os portugueses não falam português? Como alguns espanhóis, todos falam inglês. Por isso gosto da maneira como pensa o ator e realizador Mel Gibson: se o filme se passa em um lugar, todos falam a língua desse lugar; não gostaram, temos pena.
Como eu sou apaixonado pelo Japão antigo, devorei a série toda. Aconselho todos a verem.

André Vilaça


Comentários