Livro três mosqueteiros de Alexandre Dumas

 Quando estava no sexto ano, minha turma e eu fomos com nossa querida professora, a Dra. Augusta Azeredo, a uma feira do livro na biblioteca da escola. Foi nessa ocasião que vi uma versão para adolescentes de "Os Três Mosqueteiros" de Alexandre Dumas.

Esse foi o meu primeiro livro de aventuras de capa e espada que comprei. A história segue o jovem Gastão, que vai para Paris com o objetivo de se juntar ao corpo dos Mosqueteiros, onde conhece os famosos três mosqueteiros: Athos, Portos e Aramis. Juntos, enfrentam inúmeras aventuras para defender o rei da França das tramoias do primeiro-ministro e cardeal Richelieu.

Minha escolha de adquirir o livro foi influenciada pelo filme da Disney sobre os três mosqueteiros e pelo anime "Os Três Mosqueteiros" que passava na RTP2. No entanto, não fiquei surpreso ao perceber que o livro era bem diferente e mais aventureiro, e tratava de temas como lealdade e companheirismo. Quem nunca sonhou em ser um mosqueteiro enquanto lia as páginas de Alexandre Dumas? Em um Carnaval, por estar apaixonado pelo anime dos três mosqueteiros, decidi me vestir como Dartagnan.

Enquanto lia o livro, eu imaginava ter uma amizade tão forte como a de Athos, Portos e Aramis. E o meu desejo foi atendido quando conheci o Hugo, o Zé e o André Ferreira.

André Vilaça



Comentários