O túmulo dos Pirilampos - de Isao Takahata - Um filme sobre a guerra visto pelos os olhos de duas crianças.

 
           "O túmulo dos Pirilampos", é um filme de animação Japonês dos estúdios Ghibli de cortar o coração, o filme se passa no período da segunda guerra no Japão na perspectiva de dois irmãos. 
             O filme de animação que segue a trajetória do Seita um adolescente que tem que cuidar da sua irmã de três anos chamada Setsuku durante um bombardeamento americano durante a segunda guerra mundial separando os dois irmãos dos seus pais.
             A História da sobrevivência dos dois irmãos é tão comovente quanto verdadeira. Os irmãos confiam completamente um no outro e lutam contra a probabilidade para permanecerem juntos e vivos.  
          O filme do Isao Takahana é para mim o melhor filme sobre a segunda guerra mundial do que muitos filmes americanos sobre o tema.  
         O filme todo doeu no coração, por ser tão verdadeiro, real, nós vamos sofrendo, chorando com o que os dois irmãos passam naquela guerra sem sentido. O final me fez chorar, a devoção do Seita pela a sua irmã Setsuku, porque quem tem uns irmãos mais velhos como eu percebe este amor de irmãos. 
         Os estúdios Ghibli não tem medo como a Disney de fazer as crianças chorarem no final, se o final for triste no conto ou no livro é assim que eles mostram e o filme fica de cortar o coração. É assim que se sente ao ver o "O Túmulo dos Pirilampos". 
      Recomendo muito a verem este filme de guerra visto pela perspectiva dos dois irmãos. 
                                                                                        André Vilaça.


 

            

Comentários