Se tivesse que escolher uma personagem Literária que mais me identifico seria….
Se eu fosse uma personagem literária, seria o Conde Pierre Bezukhov. Identifico-me muito com ele, especialmente se tivesse que viver na época das guerras Napoleônicas. Gosto muito do seu profundo amor por Natasha e de como ele foi o único a compreendê-la quando ela cometeu um erro em sua vida ao tentar fugir com um homem que conheceu no teatro. Todos estavam contra ela, mas Pierre a perdoou e tentou fazer com que as pessoas ao seu redor a perdoassem também. Ele fez o melhor para que Natasha fosse feliz, inclusive incentivando seu melhor amigo, o Príncipe André, a cortejá-la. No final, contra todas as expectativas, Pierre casou-se com Natasha e formaram uma família. É bonito saber que o escritor, Leo Tolstoy, baseou-se em seus pais para descrever essas personagens.
Minha cena favorita no livro, porque é bastante reflexiva, é quando Pierre vai para a guerra usando um elegante fato amarelo, para entender como a guerra funcionava e como afetava as tropas russas. Os soldados o apelidaram de "Soldado Amarelo".
Também apreciei uma cena em que Pierre, já membro da Maçonaria, conversa com um velho também pertencente à Maçonaria sobre a existência de Deus.
Por essas razões, se eu fosse uma personagem literária, seria o Conde Pierre Bezukhov.
André Vilaça
Comentários
Enviar um comentário