Desabafos parte 2

                Eu tenho síndrome de Asperger, antes os médicos davam vários nomes a minha síndroma, mas nenhum acertava. Foi com o Dr. Herculano Castro que descobri que tinha síndrome de Asperger.  Se tivesse descoberto mais cedo teria evitado tanto sofrimento. Eu dou-me bem com a minha síndrome, quando gosto de alguma coisa eu gosto mesmo e isso faz-me investigar e investigar, uma das coisas que aprendi, porque ando fascinado é com Horas Canónicas e a vida monástica e gosto de discutir estes assuntos com o meu amigo Zé.

         Adoro música lírica ou se quiserem chamar de ópera, tanto que o meu gato se chama “Pavarotti”. Gostava de ver uma ópera e se fosse do Richard Wagner muito melhor. Adoro Rock estilo dos Beatles e cantar ao ritmo do Paul, John e George e Ringo eu esqueço um pouco a minha conduta de autista. Uma coisa que eu gostava eram as aulas de guitarra aonde tocava ao som dos Pink Floyd mas por causa de um projeto que eu odiava com uns miúdos da quarta classe eu perdi um pouco esta minha paixão.

         Gosto de ler livros de grandes Clássicos, gosto da escrita do Umberto Eco, gosto da paixão que o Camilo Castelo Branco transmite no “Amor de Predição”, gosto da escrita chata, mas viciante do Eça de Queiroz (eu sou o único português que leu os Maias sem ser obrigado).

            Gosto de filmes de Óscar, filmes que os críticos gostam e não gostam, principalmente que tenham uma boa Historia de amor.  Adoro filmes do realizador Japonês Akira Kurosawa e do realizador Christopher Nolan, o meu primeiro filme que tive em DVD e foi oferecido foi o primeiro filme dele e eu fiquei fã. Gostei do Super Homem que ele imaginou tive pena que não fosse ele a realiza-lo.

          Gosto das trilogias dos anos 80, são as melhores e tenho-as todas em DVD. Gosto de chorar no filme do ET e no filme do Demon Slayer quando a minha personagem preferida chamada Kyōjurō Rengoku se sacrifica para salvar quem ele ama. Imaginem as personagens a chorarem por ele e eu a chorar com elas. Sim eu choro nos filmes e em animes e series. As crianças agora choram por telemóvel tecnológico e eu chorei em miúdo com o sacrifício do Vegeta no Dragon Ball Z. Tenho de ver sempre sozinho o Rei Leão porque eu choro com a morte do rei Mufaça, mas já não achei de quebrar o coração nesta nova versão.  

         Tenho um peluche da anime Doraemon em cima da minha cama, uma vez fui a um congresso de Asperger para Asperger em Inglaterra e todos os Asperger tinham o seu peluche e eu tenho o meu Doraemon.

           Gosto de fazer amizade com as pessoas que simpatizo e algumas eu fiquei mesmo amigo outras nem por isso. Para junho se tudo correr bem vou conhecer o meu amigo João Moniz quando for aos Açores.

 

                                                                                             André Vilaça   


 


  

Comentários