Quem foi Buda?

 


Quando se visita a casa de alguém normalmente se vê um falso Buda Gordo e sorridente. Mas e se eu vos dissesse que esse chines gordo não é o Buda verdadeiro, e nada tem a haver com a religião Budista. Mas sim com as religiões Taoistas e Hinduístas, um Deus dos sete Deuses da sorte Chineses e Japoneses. Antes de ser chamado Buda, o mestre dos mestres era príncipe chamado Siddhartha Gautama, o seu pai era um poderoso rei que mandava numa parte importante da India e a sua mãe era princesa Napolesa chamada princesa Maya. Quando era ainda recém-nascido desceu um grande mestre das montanhas para ver o pequeno príncipe, quando o viu chorou e a princesa Maya ficou aflita e o mestre acalmou-a dizendo:

- Não se preocupe sua majestade isto são lagrimas de um pobre homem que não vivera o suficiente para aprender com o seu filho o mestre dos mestres,

Siddhartha Gautama que foi aprisionado em palácios para não ver a doença, velhice e a morte. Porque foi profetizado que ele seria um monge muito respeitado pela humanidade. Um dia pediu ao pai para ir à cidade e o seu pai secretamente levou-o à parte rica onde só existiam jovens e saudáveis. Mas os Deuses tinham outros planos para Siddhartha que no meio de pessoas bonitas e jovens viu um velhote que foi expulso. Siddhartha desobedecendo as leis do pai seguiu o velhote com o seu criado e diante dele viu o que desconhecia. Ele viu a doença, a velhice e por fim a morte. Já em casa confrontou o pai por lhe ter escondido tal coisa. Foi proibido pelo pai de regressar a cidade e Siddhartha não vivia mais sossegado então um dia os Deuses mandou uma névoa para o palácio real que pôs todos a dormirem e o Siddhartha fugiu.  Quando chegou a floresta das ascéticas ele deu as suas roupas ricas a uma pobre alma que nada tinha e ficou com as suas roupas velhas. Viveu sete anos na floresta sem comer e beber só meditação. Então Buda achou que aquilo estava tudo errado. Então aceitou um prato de arroz de uma menina e foi expulso da floresta. Então conta a tradição e eu acredito nisso enquanto meditava começou a chover e uma cobra tapou-o para proteger da chuva e quem viu aquele milagre aceitou-o como seu mestre e ficaram como seus primeiros apóstolos. Com 35 anos sentou debaixo de uma árvore do Bodhi durante 49 dias e Siddhartha alcançou a Iluminação espiritual. Desde aí o jovem Siddhartha começou a ser chamado de o Buda o iluminado. Buda não contou este milagre a ninguém nem mesmo aos seus discípulos. Mas andava estranho num estado divino, quando num jantar com um amigo contou o que lhe aconteceu e o amigo começou a contar a boa nova.

Toda a gente começou a seguir e a querer ouvir Buda. Então ele não teve outra hipótese senão ensinar o Darma. Ele costumava dizer que não era divino, mas sim um mestre que veio para ensinar.

Andou a pregar por toda a índia e morreu aos 88 anos, foi cremado e as suas cinzas mandadas para cada templo importante da índia. Depois os seus discípulos foram para o Oriente pregar a boa nova do seu mestre Buda.



 

 

Comentários