O dia em que Buda não pode ajudar - Um conto Budista


 
 Uma vez, um homem foi ver Buda, pois tinha ouvido falar que Buda era um grande mestre.
Assim como todos nós, esse homem tinha alguns problemas na vida e acreditava que Buda poderia ajudá-lo a resolvê-los.
Ele contou a Buda que era um fazendeiro: "Gosto de plantar e cuidar da terra", disse ele. "Mas às vezes, não chove o suficiente, e perco a minha plantação. No ano passado, quase passamos fome. E, às vezes, chove demais, prejudicando o crescimento das plantas."
Buda ouviu o homem com paciência. O homem continuou: "Sou casado. Minha esposa é uma boa mulher, eu a amo, na verdade. Mas às vezes ela fala demais, e eu fico cansado de ouvi-la."
Buda continuou ouvindo em silêncio. "Tenho filhos", disse o homem, "bons filhos também. Mas às vezes, eles não me respeitam, e às vezes..." O homem continuou a compartilhar suas dificuldades e preocupações. Finalmente, ele terminou e esperou que Buda oferecesse palavras de sabedoria que resolveriam todos os seus problemas.
No entanto, em vez disso, Buda disse: "Eu não posso te ajudar."
"O que você quer dizer?" Perguntou o homem, surpreso.
"Todos têm problemas", disse Buda. "Na verdade, todos nós enfrentamos diversos problemas. Cada um de nós. E não há nada que você possa fazer a respeito. Se você se concentrar muito em um problema, talvez possa resolvê-lo, mas, quando isso acontecer, outro problema surgirá em seu lugar. Por exemplo, um dia, você perderá as pessoas que ama, e um dia você morrerá. Isso é um problema, e não há nada que você, eu ou qualquer pessoa possa fazer a respeito."
O homem ficou furioso e gritou: "Eu pensei que você fosse um grande mestre! Eu pensei que você poderia me ajudar! O que você ensina, afinal?"
Buda respondeu: "Bem, talvez eu possa ajudá-lo com o seu próximo problema."
"Outro problema?", disse o homem. "E que problema é esse?"
E Buda disse: "Você não quer ter problemas."
Esta história nos lembra que a vida está repleta de desafios e problemas inevitáveis. Em vez de tentar resolver todos eles, podemos aprender a aceitá-los e, assim, encontrar a verdadeira paz interior. Buda nos ensina a abordar a vida com aceitação e equanimidade.


 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Comentários