Aristides Sousa Mendes
O meu preferido na escolha dos melhores portugueses de sempre é Aristides Sousa Mendes, porque ele sacrificou tudo o que tinha para salvar milhares de inocentes desobedecendo ao ditador Salazar.
No ano de 1940, a França é invadida pelas tropas nazis. Ao sudoeste do país acorrem multidões de refugiados. A salvação seria atravessar a fronteira para Espanha. Mas isso só era possível obtendo um visto para Portugal. Então Sousa Mendes passou vistos a todos os refugiados para fugirem da guerra e das mãos dos Nazis. Ele era tão bondoso que quando uns meninos pobres foram pedir comida à sua porta, ele mandou as empregadas queimarem as suas roupas e dar-lhes roupa limpa dos seus filhos e comida. Ele também teve a coragem de esconder refugiados na sua casa em Bordéus, até que um dia o Salazar soube da sua desobediência e castigou-o injustamente. Quando a guerra terminou ele teve a lata de dizer que Portugal poderia ter salvo muito mais inocentes da guerra. Mas ele não fez nada e ainda castigou o responsável por isso.
Sousa Mendes perdeu tudo, viveu na pobreza mas sempre com a sua honra, pediu ajuda a todos os poderosos mas ninguém tinha a coragem de desobedecer ao Salazar, ele morreu aos 48 anos com um derrame cerebral.
Os judeus ficaram-lhe muito agradecidos e em Jerusalém, baptizaram uma floresta com o seu nome e plantaram uma árvore por cada pessoa que ele salvou.
Ele salvou mais pessoas que o Schindler, mas como nasceu português não fizeram um filme em sua honra.
Depois de lerem isto não acham que ele é o melhor português de sempre?
André Vilaça
Comentários
Enviar um comentário