Um conto Budista Tailandez
"Era uma vez um menino mendigo que viu um rato a comer a sua comida que lhe restava, e ele, triste, perguntou ao rato por que ele lhe fazia uma maldade dessas. O rato respondeu:
- Não sei te responder, tens que ir até Buda e lhe perguntar.
O menino mendigo fez o que o rato lhe aconselhou, pegou no que tinha e partiu em busca de Buda. Ele viajou por toda a Índia até que descansou numa casa de uma família rica que lhe perguntou para onde ele ia. O menino mendigo disse que estava a caminho de encontrar Buda. A família pediu:
- Quando vires Buda, podes lhe perguntar por que a nossa filha, que já tem 12 anos, ainda não fala?
O menino mendigo prometeu perguntar a Buda. Na manhã seguinte, agradeceu e partiu em busca de Buda. Quando chegou às montanhas indianas, encontrou um feiticeiro que o levou voando para o outro lado das montanhas. Quando o feiticeiro soube que o menino estava a caminho de ver Buda, pediu para levar uma pergunta a Buda, e o menino concordou.
- Tenho 300 anos e tenho treinado muito para chegar ao paraíso, mas não consigo. Podes perguntar a Buda como posso alcançar o paraíso?
O menino prometeu e continuou a sua busca. Quando chegou a um rio, uma tartaruga o levou para a outra margem, e quando a tartaruga soube que o menino estava a procurar Buda, pediu para levar uma pergunta a Buda, e o menino concordou.
- Já sou mais velha do que o mundo, por que ainda não consegui me tornar um dragão?
O menino chegou à aldeia onde Buda estava a pregar e ouviu Buda dizer que só responderia a três perguntas por pessoa naquele dia. O menino achou que sua pergunta não era tão importante e escolheu fazer as três perguntas das pessoas que o ajudaram. Buda respondeu:
- Diz à Tartaruga que ela só se tornará um dragão quando tiver coragem de sair da carapaça. Diz ao feiticeiro que só chegará ao paraíso quando largar o seu
cajado. E a menina só falará quando encontrar a sua alma gêmea.
O menino agradeceu a Buda e partiu. Quando encontrou a tartaruga, deu a resposta a sua pergunta, e a tartaruga, finalmente corajosa, saiu de sua carapaça e
transformou-se em um dragão. Ela voou pelos céus e presenteou o menino com suas
pérolas, pois agora era um dragão e não precisava delas. O menino encontrou o
feiticeiro e deu-lhe a resposta a sua pergunta. O feiticeiro largou o cajado e
começou a subir em direção ao paraíso, tornando-se um homem santo.
Finalmente, o menino chegou à casa do casal e compartilhou a resposta de Buda.
A menina olhou para o menino e, finalmente, falou. Ela percebeu que ele era sua
alma gêmea.
Comentários
Enviar um comentário